À pedido da comunidade do Facebook, vamos divulgar fotos de volta-redondenses da década de 40 à 70, personalidades desconhecidas ou simples pessoas que representaram o cotidiano da cidade
Preste atenção em cada fotografia, veja se é possível reconhecer alguém, vai ser muito importante para nós escrever essa rica história de Volta Redonda.
Escreva o número da foto e identifique-a nos comentários, será muito importante para a nossa história.
1 – O guarda da Rua 18
A guarda da rua 18 possuía uniforme da CSN, ao fundo vemos um dos hotéis da 33, certamente o jovem guarda está no cruzamento entre a rua 33 com a 18 da Vila Santa Cecília.
2 – Garotas esperando o ônibus
A foto emblemática proposital ou não, das duas garotas aguardando o ônibus na Rua 33 na Vila Santa Cecília. A menina loira se chama Corina Azevedo, avó da Tereza Mansur, a morena ainda estamos identificando.
3 – Mãe e Filho no Jardim dos Inocentes
A Mãe com o bebê passeando pela jardim dos inocentes, publicamos anteriormente essa foto e até hoje não encontramos informações sobre estes volta-redondenses, a mãe e o bebê, que esta adulto hoje.
4 – Alunos da Escola Técnica (ETPC)
Curso prático na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), com estudantes volta-redondenses operando o maquinário, para entender como funciona dentro da usina. Quem são os rapazes da foto?
5 – Banda da CSN- Trompa
Banda da CSN, quem toca trompa se impõem diante dos outros músicos. Vamos resgatar nossa memória, acredito que conhecidos deste homem ficarão felizes em vê-lo nesta foto.
6 – Rainha do Aço?
Em um festival ela ganhou o título de Rainha do Aço, foi identificada por leitores do VRAntiga: o nome da jovem da foto é Niobe Schmidt.
7 – O Vocalista da Banda
Existiam diversas festas dançantes na cidade, especialmente em locais como o Hotel Bela Vista. O rapaz da foto abaixo fazia parte de uma banda onde era o vocalista, mas, até hoje não encontramos nenhum registro sobre ele.
8 – A Enfermeira do HCSN
A enfermeira do Hospital da CSN, outra foto de uma mulher com olhar expressivo, que até o momento não possuímos qualquer registro de quem seja ou do propósito da foto.
9 – A Telefonista do Hotel bela Vista
A telefonista, diante de um terminal. O local seria o Hotel Bela Vista, e a moça da foto estaria no atendimento telefônico.
10 – O Engenheiro da Usina
Este senhor fazendo pose para a foto seria o engenheiro da FEM ou da CSN? Alguns dizem que participou do projeto Escritório Central.
11 – O Maquinista
O maquinista operando uma locomotiva na CSN. Seria a famosa locomotiva Bertioga?
Locomotiva Bertioga ajudou desde o início da construção da CSN, hoje ela está em exposição no Zoológico Municipal
12 – O Ensaio na oficina
O senhor está operando equipamentos mecânicos com medidores se trata do mecânico Heredon Teles, o perito em métricas e ex-funcionário da light, como diz a homenagem na página 2, do jornal O LINGOTE número 30 de 1954.
13 – O Olhar do Garçom
O garçom bem uniformizado trabalhava no Hotel Bela Vista. O nome desse jovem era Antônio Gonçalves, segundo informações dos netos Alan Furtado e Adolfo Furtado.
14 – O Cinegrafista dos volta-redondenses
Este senhor da foto pode ter sido o cinegrafista de curta metragens Jean Manzon, mas ainda não temos 100% de certeza.
Manzon criava curtas sobre obras do governo, e em Volta Redonda, criou cerca de 3 curtas. Alguns destes curtas recuperamos neste LINK
15 – O Violeiro do Baile
Nas festas no hotel Bela Vista ou no Umuarama existiam diversos bailes, e esses volta-redondenses tocavam, se divertiam, dançavam, com melodias deste rapaz da foto, que devia fazer parte destas bandas.
Não sabemos quem é e qual musica ele estava tocando, ou se realmente era um genuíno violeiro de Volta Redonda.
Convido você leitor, para desvendar todos estes mistérios dos volta-redondenses que se perderam na história.
Deixe um comentário com a informação que conseguir. Não deixe essas pessoas caírem no esquecimento, divulgue para mais pessoas!
Minha sogra linda!
O sorridente lá atrás, é o Sr: Wilson Paiva, na época Vice prefeito da cidade.
Filho do seu João Carteiro,e da dnª Aurora. Irmão da Wila, da Wilsa, e do Wilton. Era de São João del Rei, morava na 8 de Dzeembro.
Esse do violão era primo da minha avó Jair,tocava contrabaixo acústico também (Família Miranda)