15 fotos de volta-redondenses que se perderam na história

PUBLICIDADE

À pedido da comunidade do Facebook, vamos divulgar fotos de volta-redondenses da década de 40 à 70, personalidades desconhecidas ou simples pessoas que representaram o cotidiano da cidade

PUBLICIDADE

Preste atenção em cada fotografia, veja se é possível reconhecer alguém, vai ser muito importante para nós escrever essa rica história de Volta Redonda.

Escreva o número da foto e identifique-a nos comentários, será muito importante para a nossa história.

1 – O guarda da Rua 18

A guarda da rua 18 possuía uniforme da CSN, ao fundo vemos um dos hotéis da 33, certamente o jovem guarda está no cruzamento entre a rua 33 com a 18 da Vila Santa Cecília.

volta-redondenses

2 – Garotas esperando o ônibus

A foto emblemática proposital ou não, das duas garotas aguardando o ônibus na Rua 33 na Vila Santa Cecília. A menina loira se chama Corina Azevedo, avó da Tereza Mansur, a morena ainda estamos identificando.

3 – Mãe e Filho no Jardim dos Inocentes

PUBLICIDADE

A Mãe com o bebê passeando pela jardim dos inocentes, publicamos anteriormente essa foto e até hoje não encontramos informações sobre estes volta-redondenses, a mãe e o bebê, que esta adulto hoje.

4 – Alunos da Escola Técnica (ETPC)

Curso prático na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), com estudantes volta-redondenses operando o maquinário, para entender como funciona dentro da usina. Quem são os rapazes da foto?

volta-redondenses

5 – Banda da CSN- Trompa

Banda da CSN, quem toca trompa se impõem diante dos outros músicos. Vamos resgatar nossa memória, acredito que conhecidos deste homem ficarão felizes em vê-lo nesta foto.

volta-redondenses

6 – Rainha do Aço?

Em um festival ela ganhou o título de Rainha do Aço, foi identificada por leitores do VRAntiga: o nome da jovem da foto é Niobe Schmidt.

15 fotos de volta-redondenses que se perderam na história

7 – O Vocalista da Banda

Existiam diversas festas dançantes na cidade, especialmente em locais como o Hotel Bela Vista. O rapaz da foto abaixo fazia parte de uma banda onde era o vocalista, mas, até hoje não encontramos nenhum registro sobre ele.

volta-redondenses

8 – A Enfermeira do HCSN

A enfermeira do Hospital da CSN, outra foto de uma mulher com olhar expressivo, que até o momento não possuímos qualquer registro de quem seja ou do propósito da foto.

9 – A Telefonista do Hotel bela Vista

A telefonista, diante de um terminal. O local seria o Hotel Bela Vista, e a moça da foto estaria no atendimento telefônico.

volta-redondenses

10 – O Engenheiro da Usina

Este senhor fazendo pose para a foto seria o engenheiro da FEM ou da CSN? Alguns dizem que participou do projeto Escritório Central.

11 – O Maquinista

O maquinista operando uma locomotiva na CSN. Seria a famosa locomotiva Bertioga?

Locomotiva Bertioga ajudou desde o início da construção da CSN, hoje ela está em exposição no Zoológico Municipal

12 – O Ensaio na oficina

O senhor está operando equipamentos mecânicos com medidores se trata do mecânico Heredon Teles, o perito em métricas e ex-funcionário da light, como diz a homenagem na página 2, do jornal O LINGOTE número 30 de 1954.

volta-redondenses

13 – O Olhar do Garçom

O garçom bem uniformizado trabalhava no Hotel Bela Vista. O nome desse jovem era Antônio Gonçalves, segundo informações dos netos Alan Furtado e Adolfo Furtado.

volta-redondenses

14 – O Cinegrafista dos volta-redondenses

Este senhor da foto pode ter sido o cinegrafista de curta metragens Jean Manzon, mas ainda não temos 100% de certeza.

Manzon criava curtas sobre obras do governo, e em Volta Redonda, criou cerca de 3 curtas. Alguns destes curtas recuperamos neste LINK

15 – O Violeiro do Baile

Nas festas no hotel Bela Vista ou no Umuarama existiam diversos bailes, e esses volta-redondenses tocavam, se divertiam, dançavam, com melodias deste rapaz da foto, que devia fazer parte destas bandas.

Não sabemos quem é e qual musica ele estava tocando, ou se realmente era um genuíno violeiro de Volta Redonda.

volta-redondenses

Convido você leitor, para desvendar todos estes mistérios dos volta-redondenses que se perderam na história.

Deixe um comentário com a informação que conseguir. Não deixe essas pessoas caírem no esquecimento, divulgue para mais pessoas!

PUBLICIDADE

4 comentários

  1. Filho do seu João Carteiro,e da dnª Aurora. Irmão da Wila, da Wilsa, e do Wilton. Era de São João del Rei, morava na 8 de Dzeembro.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.