Você por acaso conhece ou já ouviu falar sobra A Cruz de Ferro? Em Volta Redonda existem uma série de histórias escondidas que aos poucos vamos descobrindo ou recebendo através de colaboradores. Estes contos são trazidas por pessoas que colecionam materiais ou buscam histórias em documentações do passado. A história incrível da Cruz de Ferro é uma delas.

Em 1946, na noite do dia 11 de junho, o Alto Forno 1 da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) inaugurou a sua primeira corrida de gusa, e em 22 de novembro do mesmo ano é inaugurada a Igreja de Santa Cecília.

A Cruz de Ferro Volta Redonda
Igreja Santa Cecília, em Volta Redonda

O Círculo Operário e a Cruz de Ferro

Em consonância à estes eventos no Auto Forno e na Igreja, é anunciado que o chamado “Circulo Operário” dirigido pelo Antonio Chermont através da CSN fariam uma Cruz de Ferro gusa da primeira corrida do forno e seria doada para a Paróquia de Santa Cecilia.

Uma História Incrível em Volta Redonda
Jornal A Noite 11/06/1946 – Ed. 12.283
Volta Redonda Antiga

No dia 11 de janeiro de 1948 com a presença de autoridades como a do então Governador do Estado do Rio de Janeiro Edmundo Macedo Soares, e o Fundador dos Círculos Operários o Padre Jesuita Leopoldo Brentano foi realizada uma procissão da fundição da CSN até onde a cruz foi consagrada, na Igreja de Santa Cecilia, na Rua 31 do atual bairro Vila Santa Cecília.

Procissão em Volta Redonda

Desenhada pelo Arquiteto Carlos Fest, a cruz foi colocada ao lado da Igreja Santa Cecilia, posteriormente passou para o outro lado perto da sacristia.

O Mistério da Cruz de Ferro em Volta Redonda

Atualmente esta ao lado da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada atrás da Igreja.

Igreja Santa Cecilia
A Histpria escondida de Volta Redonda

Uma curiosidade é que o altar mor da Igreja também é de autoria do Carlos Fest e foi confeccionado no liceu de artes e ofícios de São Paulo através da técnica de entalhe.

Volta Redonda Antiga

Esta história foi publicada pela primeira vez no Grupo Volta Redonda antiga, fornecida por colaboradores, pesquisadores e entusiastas da história da nossa querida Cidade do Aço.

Volta Redonda Antiga
 

1 COMENTÁRIO

  1. Boa Tarde !! Maravilha essas postagens!! Nasci aqui em1956 e ainda moro na mesma casa, portanto com 64 anos de idade e de cidade!! parabéns pelo documentário !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui