As 10 fotos mais antigas de Volta Redonda

7817

Separamos, depois de muita pesquisa, as 10 fotos mais antigas de Volta Redonda, algumas não tem datas corretas, apenas estimadas. Muitas das fotos estão em baixa resolução. Algumas já foram divulgada no post Fotos Aéreas de Volta Redonda, vale a pena conferir.

Separamos estas preciosidades e entregamos especialmente para você leitor do VRAntiga. Colocamos por ordem de páginas para separar item por item, mas deixamos um botão abaixo para melhorar sua navegação

1 – A Casa de Hóspedes

A Casa de Hóspedes da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi construída e perdurou durante 4 anos a fim de abrigar hóspedes que visitavam o local nas primeiras estacas da construção da CSN, não sabemos a localidade exata desta construção, mas informações que temos é que estava próxima onde hoje é o Recreio dos Trabalhadores.

As 10 fotos mais antigas de Volta Redonda

2 – O Bairro N.S. das Graças Antigo

Voo sobre o bairro Nossa Senhora das Graças, podemos identificar vários itens como o campo de futebol que virá a ser o Estádio Raulino de Oliveira, Igreja Nossa Senhora das Graças e a antiga Usina de Laticínios, que hoje restou apenas a chaminé.

As 10 fotos mais antigas de Volta Redonda

3 – O Povoado Santo Antônio

Uma das fotos mais antigas do Povoado Santo Antônio, este local onde virá a ser o Bairro Niterói. Ao fundo vemos a Igreja Santo Antônio e seus moradores.

As 10 fotos mais antigas de Volta Redonda

4 – Reforma da Igreja Santo Antônio

A Igreja Santo Antônio existe até hoje, no atual bairro Niterói e no mesmo local era conhecido como Povoado Santo Antônio, distrito de Barra Mansa, local onde viria nascer Volta Redonda. Conforme alguns registros, a imagem da festa foi da comemoração da reforma da igreja, que ganhou uma torre central, se diferenciando da imagem anterior.

Igreja Santo Antônio
Obra da Igreja Santo Antônio
Não temos a data desta fotografia

5 – Avenida Nossa Senhora do Amparo no Bairro Voldac

Imagem da Voldac em 1962, Avenida Nossa Senhora do Amparo

Igreja Santo Antônio
Fotografia de 1962

6 – Avenida Sérgio Braga

Imagem de 1950, registrada da Avenida Sérgio Braga no Bairro Retiro, conforme o registro. Nessa época essa avenida era apenas uma estrada de chão que levava a sede da Fazenda Retiro.

Bairro Voldac
Fotografia de 1950

7 – Bairro Rústico

Construção das casas no bairro Rústico, foram construções para moradias temporárias para futuros moradores do bairro Conforto. Esses barracões temporários foram reformados e passaram a ser habitados por famílias permanentemente.

A verdadeira história da denominação do nome “Conforto” ao bairro, foi devido ao desejo dos moradores de casas mais humildes ou barracões de irem morar em casas melhores, espaçosas e mais confortáveis que estaria sendo construídas no local onde será o Bairro Conforto – era dito por estes moradores: “Iremos morar no Conforto”.

Bairro Rústico

8 – Estação Ferroviária de Volta Redonda

A estação de Volta Redonda foi aberta em 1871 no primeiro trecho aberto do ramal de São Paulo, hoje está demolida e sua área faz parte da CSN. Em 1905, o governo abriu estações em Porto Novo, Simplício, Engenheiro Passos, Juparanã e Cachoeira Paulista.

Estação Ferroviária de Volta Redonda
Imagem de 1905
Estação Ferroviária de Volta Redonda

9 – Usina de Laticínios Santa Cecília

Como dito no Post 5 coisas que você não sabia que existia em Volta Redonda, a Usina de Laticínios funcionava próximo a linha férrea no bairro hoje que chamamos de Nossa Senhora das Graças devido a Comunidade Eclesial do Mesmo nome. Hoje da usina só restou a Chaminé, que hoje é tombada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

Usina de Laticínios Santa Cecília
Fotografia de 1940
Usina de Laticínios Santa Cecília

10 – Ponte entre bairro Aterrado e bairro Niterói

Ponte em madeira qual ligava o Bairro Aterrado ao Bairro Niterói, era em madeira, conforme o risco e o constante movimento de veículos a ponte chegou a ruir. Em seguida ao lado foi construída outra ponte que seria a atual Ponte Pequetito Amorim

4 COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário