Separamos curiosidades em Volta Redonda que você provavelmente não sabia. Esses artigos divididos por páginas fazem parte da nossa Galeria Volta Redonda Antiga, página criada para fazer você conhecer ainda mais sobre a nossa querida Cidade do Aço.
Provável que exista bem mais coisas que você não conheça mas por enquanto separamos 5, caso encontrarmos mais curiosidades, publicaremos em outra ocasião. Conheça agora as coisas que você não sabia sobre Volta Redonda:
1 – Produção de Laranjas
Após o final do ciclo do café na região, os produtores locais passaram a produzir laranjas. Onde existe um bairro com o nome “Laranjal” existia inúmeras plantações de laranja. A produção forçou um inicio de modernização da estação ferroviária, que com o advento da siderúrgica, o foco mudou novamente para o aço.
2 – O Primeiro Shopping da America Latina
Projetado para modernizar o bairro Aterrado, o icônico Edifício Redondo foi desenhado pelo arquiteto Oswaldo Moreira com o nome de Shopping 35, em 1966. O Edifício viria ser o primeiro shopping da América Latina, porém, nunca foi finalizado.
3 – O Criador de Volta Redonda
Burbúrios da época diziam que o maior articulador a favor da emancipação de Volta Redonda foi o proprietário da Fazenda Retiro, Sávio Cotta de Almeida Gama.
Quando aprovada a emancipação, Sávio Gama foi eleito o primeiro prefeito em uma cidade sem nenhum orçamento. Muitos diziam na época que o aluguel do prédio da prefeitura e os funcionários foram pagos por ele, do próprio bolso.
4 – O Número 33
Como a Rua 33 recebeu esse número se pela ordem lógica no mapa ela deveria ser Rua 41? Acesse o Google Maps e observe que a Vila Santa Cecília teve suas vias planejadas com uma numeração lógica. Mas, se seguirmos pela ordem, a Rua 33 deveria ser Rua 41, pois seria a sequência óbvia das ruas 21 e 31.
A explicação, segundo historiadores é: A Rua 33 foi planejada para ser a principal via da Vila Operária, ela teria recebido essa numeração para prestar homenagem ao maior grau maçônico (Soberano Grande Inspector-Geral).
5 – Vanguarda da Aviação
Você sabia que Volta Redonda possuía uma das mais antigas escolas de aviação do Brasil, com instrutores de ponta vindos de todo país?
Com o crescimento da cidade a pista e o hangar foram desativados. Porém, ainda possuem cadastros internacionais ativados como o Código IATA (International Air Transport Association) e o Código ICAO (International Civil Aviation Organization), QVR e SSVR respectivamente.
Muito interessante a história da Rua 33. Não sabia.
É muito bom conhecer a história da nossa cidade,eu nasci, cresci e criado aqui, e sou voltaredondense da gema, nasci no bairro 60 margem direita do rio Brandão, já que falavam que a divisa era esse rio. Outro lado era B.Mansa.
Será verdade?
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Moro em Volta Redonda desde março de 1943, vídeo de São Paulo,quando meu pai, Jorge de Lena, veio com a familia (esposa e sete filhos)trabalhar na CSN, a convite do então Presidente Getúlio Vargas. A ponte na rua 21leva o seu nome.
Moro em Volta Redonda desde março de 1943, vindo de São Paulo,quando meu pai, Jorge de Lena, veio com a familia (esposa e sete filhos)trabalhar na CSN, a convite do então Presidente Getúlio Vargas. A ponte na rua 21leva o seu nome.