Curiosidades em Volta Redonda que você nem imagina

5389

Separamos curiosidades em Volta Redonda que você provavelmente não sabia. Esses artigos divididos por páginas fazem parte da nossa Galeria Volta Redonda Antiga, página criada para fazer você conhecer ainda mais sobre a nossa querida Cidade do Aço.

Veja também

Provável que exista bem mais coisas que você não conheça mas por enquanto separamos 5, caso encontrarmos mais curiosidades, publicaremos em outra ocasião. Conheça agora as coisas que você não sabia sobre Volta Redonda:

1 – Produção de Laranjas

Após o final do ciclo do café na região, os produtores locais passaram a produzir laranjas. Onde existe um bairro com o nome “Laranjal” existia inúmeras plantações de laranja. A produção forçou um inicio de modernização da estação ferroviária, que com o advento da siderúrgica, o foco mudou novamente para o aço.

VRAntiga - curiosidades em Volta Redonda - Produção de Laranjas
VRAntiga - Produção de Laranjas

2 – O Primeiro Shopping da America Latina

Projetado para modernizar o bairro Aterrado, o icônico Edifício Redondo foi desenhado pelo arquiteto Oswaldo Moreira com o nome de Shopping 35, em 1966. O Edifício viria ser o primeiro shopping da América Latina, porém, nunca foi finalizado.

VRAntiga -curiosidades em Volta Redonda - Edifício Redondo
VRAntiga - Edifício Redondo

3 – O Criador de Volta Redonda

Burbúrios da época diziam que o maior articulador a favor da emancipação de Volta Redonda foi o proprietário da Fazenda Retiro, Sávio Cotta de Almeida Gama.

VRAntiga - curiosidades em Volta Redonda - Sávio Gama

Quando aprovada a emancipação, Sávio Gama foi eleito o primeiro prefeito em uma cidade sem nenhum orçamento. Muitos diziam na época que o aluguel do prédio da prefeitura e os funcionários foram pagos por ele, do próprio bolso.

VRAntiga - Sávio Gama
Na foto pela ordem: Regina Castro Neves e sua filha Maria Leonor, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Sávio Gama, Darcy Vargas, Cecilia Gama, e em pé, o governador Ernani do Amaral Peixoto

4 – O Número 33

Como a Rua 33 recebeu esse número se pela ordem lógica no mapa ela deveria ser Rua 41? Acesse o Google Maps e observe que a Vila Santa Cecília teve suas vias planejadas com uma numeração lógica. Mas, se seguirmos pela ordem, a Rua 33 deveria ser Rua 41, pois seria a sequência óbvia das ruas 21 e 31.

VRAntiga - 5 curiosidades em Volta Redonda que você nem imagina - Rua 33

A explicação, segundo historiadores é: A Rua 33 foi planejada para ser a principal via da Vila Operária, ela teria recebido essa numeração para prestar homenagem ao maior grau maçônico (Soberano Grande Inspector-Geral).

VRAntiga - Rua 33
Rua 33, paralela entre a Rua 21 e Rua 41 (Ribeirão brandão)

5 – Vanguarda da Aviação

Você sabia que Volta Redonda possuía uma das mais antigas escolas de aviação do Brasil, com instrutores de ponta vindos de todo país?

VRAntiga - curiosidades em Volta Redonda - Aero Clube

Com o crescimento da cidade a pista e o hangar foram desativados. Porém, ainda possuem cadastros internacionais ativados como o Código IATA (International Air Transport Association) e o Código ICAO (International Civil Aviation Organization), QVR e SSVR respectivamente.

VRAntiga - Aero Clube
O Aeroporto desativado de Volta Redonda está localizado no bairro Aero Clube

Fique por dentro de curiosidades em Volta Redonda

Fique por dentro de mais curiosidades em Volta Redonda, deixe o seu e-mail abaixo em nossa newleter para saber tudo por e-mail em primeira mão:

Fique por dentro de mais artigos fantásticos como esse clicando no botão a seguir.

2 COMENTÁRIOS

  1. É muito bom conhecer a história da nossa cidade,eu nasci, cresci e criado aqui, e sou voltaredondense da gema, nasci no bairro 60 margem direita do rio Brandão, já que falavam que a divisa era esse rio. Outro lado era B.Mansa.
    Será verdade?

Deixe o seu comentário