Com o grande crescimento da cidade alavancado por toneladas de aço em produção na Usina Siderúrgica Nacional (CSN), necessidade das primeiras escolas em Volta Redonda e entendendo os anseios da população por educação, e também saúde e lazer. Com isso, foram criados centros e institutos de educação para cobrir essa demanda. No entanto, qual é a Escola mais antiga de Volta Redonda?
Para responder essa pergunta vamos voltar no tempo, muitos educandários, ou centros de educação, foram criados para atender os filhos de funcionários vindos trabalhar na usina.
As Primeiras Escolas em Volta Redonda
Separamos escolas em Volta Redonda criadas para serem os primeiros grandes centros de excelência com um único propósito: Preparar para o futuro técnico e profissional as novas mentes da cidade do aço. A listagem a seguir não está na Ordem de data.
11ª – Escola Municipal Jesus Menino
A Escola Municipal Jesus Menino foi instituída pelo Decreto Municipal 374 de 12 de Junho de 1969 e está localizado na Avenida dos Mineiros, no bairro Belmonte. Partes da sua estrutura original foi descaracterizada para atender as demandas de ensino.
10ª – Grupo Escolar Amazonas
O Grupo Escolar Amazonas, localizado na Rua Bismark Oliveira Pontes, no bairro Retiro. É uma das escolas em Volta Redonda que posteriormente foi transformada em Escola Municipal, iniciando suas atividades em 1969.
9ª – Grupo Escolar Guanabara
O Grupo Guanabara, posteriormente denominado Colégio Estadual Guanabara, tendo sua administração do Estado do Rio de Janeiro, teve suas atividades iniciada em 1963 na Avenida Lucas Evangelista do Bairro Aterrado.
8ª – Colégio Nossa Senhora do Rosário
O Colégio Nossa Senhora do Rosário foi fundado em 1955, com a denominação de Instituto Nossa Senhora do Rosário e o nome foi dado pela Madre Rosária. O instituto Iniciou suas atividades no Bairro Jardim Paraíba enquanto era construído o prédio atual, inaugurado em 1958, Artigo completo sobre o colégio nesse link.
7ª – Grupo Escola Presidente Roosevelt
Fez parte do plano de desenvolvimento do setor educacional do estado do Rio de Janeiro, projetado por F. I. Rocha Villaça, possui o nome em homenagem ao Presidente norte americano Franklin D. Roosevelt que teve papel importante na fundação da cidade e nas escolas em Volta Redonda. Foi fundado em 1954, está localizado na Rua 4 do Bairro Conforto.
6ª – Colégio Getúlio Vargas
De 1953 até 1955, com o nome de “Ginásio Volta Redonda” o Colégio Getúlio Vargas funcionava nas dependências do Grupo Escolar Trajano de Medeiros, atual Colégio Prof. Manuel Marinho. Em 1956 até 1971 passou a funcionar no Grupo Escolar Roosevelt localizado no Bairro Conforto. A obra da sua sede própria foi concluída em 1972.
5ª – Colégio Instituto Batista Americano
O Colégio Instituto Batista Americano (CIBA) foi fundado pelo casal McNealy, em 15 de março de 1951, e é mantido pela Igreja Batista Central de Volta Redonda, suas atividades começaram através da oficialização do Ministério de Educação e Cultura, portaria 209/1952. (Fonte: Alkindar/2004)
4ª – Colegio Macedo Soares
Uma das escolas em Volta Redonda mais tradicionais, fundada em 6 de Março de 1946 pelo Clube dos Funcionários da CSN, através do General Macedo Soares, diretor-técnico da usina, funcionava a princípio no Jardim Paraíba. Em 18 de julho de 1952 a Diretoria da CSN determinou dotar ao colégio prédio próprio, que foi construído na Rua 21 na Vila Santa Cecília.
3ª – Escola Estadual Manuel Marinho
A Escola Estadual Manuel Marinho foi fundada em 1945 como Grupo Escolar Trajano de Medeiros, que inicialmente foi construído para ser um Hotel e posteriormente convertido para atender as demandas educacionais da cidade.
2ª – Escola Técnica Pandiá Calógeras
Em homenagem à João Pandiá Calógeras, ex-ministro da Guerra e grande pesquisador da área da mineralogia, e que teria previsto o potencial de industrialização no Vale do Paraíba do Rio de Janeiro, a Escola Técnica Pandiá Calógeras(ETPC) foi fundada em 19 de abril de 1944 a fim de oferecer ensino técnico aos filhos e funcionários da CSN.
1ª – Colégio Estadual Barão de Mauá
Anteriormente chamado de Educandário, o Colégio Estadual Barão de Mauá foi construído no início dos anos 40 e é a escola mais antiga de Volta Redonda. Teve início das suas atividades em em 1943, através do D.O. 1.586 de 15 de Abril. É uma das únicas escolas em Volta Redonda com o reconhecimento histórico, hoje a estrutura é tombada como patrimônio Histórico Construído de Volta Redonda.
Muitos Colégios, Institutos de Educação, Creches, CIEPs entre outros foram inaugurados em 1980 em diante, e muitos não temos informações nenhuma e por isso não entrou no rank. Mas, mesmo assim o Colégio Estadual Barão de Mauá se torna então uma das Escolas em Volta Redonda mais antigas.
Fique por dentro de todo nosso conteúdo em primeira mão deixando seu e-mail a seguir
A E. M. MIGUEL COUTO FILHO FOI INAUGURADA EM 1957. BEM ANTIGA TAMBÉM.
Colégio Estadual Rotary inaugurado em 13 de junho de 1959.
Inclusive, estou a procura desse material para montarmos uma documentação na Escola! Quem puder ajudar, meu e-mail é [email protected].
Que pena, não consta o Colégio Municipal Sávio Gama, no final do Retiro, onde fiz o 1° e 2° Ano Primário no ano de 1964 e 1965, respectivamente.
Atualmente tem um estabelecimento comercial no lugar.
Não encontramos dados dele.. Nos envie se possível [email protected]
Eu estudei no CIBA – Colégio do Instituto Batista Americano, em 1968 – 4 ano B. Tempos Maravilhosos!!! Parabéns por este Grupo, só lembranças inesquecíveis!!! 👏👏👏
Falta a escola municipal Jayme Martins onde fiz o primário.
E estudei também no Barão de Mauá e no Manuel Marinho.
Estudei no Colégio Getúlio Vargas quando ele foi inaugurado.
Eu estudei no Colégio Independente Mineiro.
Na época o diretor era o renomado Prof. José Luíz.
Tinha até um hino da escola que ele fez e tento lembrar desse hino por completo, mas não consigo.
Bons tempos aqueles. Alguém sabe informar sobre essa escola, se ela existe…
Saí de Volta Redonda com 18 anos.