Com o grande crescimento da cidade alavancado por toneladas de aço em produção na Usina Siderúrgica Nacional (CSN), necessidade das primeiras escolas em Volta Redonda e entendendo os anseios da população por educação, e também saúde e lazer. Com isso, foram criados centros e institutos de educação para cobrir essa demanda. No entanto, qual é a Escola mais antiga de Volta Redonda?

Para responder essa pergunta vamos voltar no tempo, muitos educandários, ou centros de educação, foram criados para atender os filhos de funcionários vindos trabalhar na usina.

As Primeiras Escolas em Volta Redonda

Separamos escolas em Volta Redonda criadas para serem os primeiros grandes centros de excelência com um único propósito: Preparar para o futuro técnico e profissional as novas mentes da cidade do aço. A listagem a seguir não está na Ordem de data.

11ª – Escola Municipal Jesus Menino

A Escola Municipal Jesus Menino foi instituída pelo Decreto Municipal 374 de 12 de Junho de 1969 e está localizado na Avenida dos Mineiros, no bairro Belmonte. Partes da sua estrutura original foi descaracterizada para atender as demandas de ensino.

Escolas em Volta Redonda
Escola Municipal Jesus Menino

10ª – Grupo Escolar Amazonas

O Grupo Escolar Amazonas, localizado na Rua Bismark Oliveira Pontes, no bairro Retiro. É uma das escolas em Volta Redonda que posteriormente foi transformada em Escola Municipal, iniciando suas atividades em 1969.

Escolas de VR
Grupo Escolar Amazonas

9ª – Grupo Escolar Guanabara

O Grupo Guanabara, posteriormente denominado Colégio Estadual Guanabara, tendo sua administração do Estado do Rio de Janeiro, teve suas atividades iniciada em 1963 na Avenida Lucas Evangelista do Bairro Aterrado.

Grupo Escolar Guanabara

8ª – Colégio Nossa Senhora do Rosário

O Colégio Nossa Senhora do Rosário foi fundado em 1955, com a denominação de Instituto Nossa Senhora do Rosário e o nome foi dado pela Madre Rosária. O instituto Iniciou suas atividades no Bairro Jardim Paraíba enquanto era construído o prédio atual, inaugurado em 1958, Artigo completo sobre o colégio nesse link.

Escolas de VR
Colégio Nossa Senhora do Rosário

7ª – Grupo Escola Presidente Roosevelt

Fez parte do plano de desenvolvimento do setor educacional do estado do Rio de Janeiro, projetado por F. I. Rocha Villaça, possui o nome em homenagem ao Presidente norte americano Franklin D. Roosevelt que teve papel importante na fundação da cidade e nas escolas em Volta Redonda. Foi fundado em 1954, está localizado na Rua 4 do Bairro Conforto.

Colégios de Volta Redonda mais Antigos
Grupo Escola Presidente Roosevelt

6ª – Colégio Getúlio Vargas

De 1953 até 1955, com o nome de “Ginásio Volta Redonda” o Colégio Getúlio Vargas funcionava nas dependências do Grupo Escolar Trajano de Medeiros, atual Colégio Prof. Manuel Marinho. Em 1956 até 1971 passou a funcionar no Grupo Escolar Roosevelt localizado no Bairro Conforto. A obra da sua sede própria foi concluída em 1972.

Colégio Getúlio Vargas
Colégio Getúlio Vargas

5ª – Colégio Instituto Batista Americano

O Colégio Instituto Batista Americano (CIBA) foi fundado pelo casal McNealy, em 15 de março de 1951, e é mantido pela Igreja Batista Central de Volta Redonda, suas atividades começaram através da oficialização do Ministério de Educação e Cultura, portaria 209/1952. (Fonte: Alkindar/2004)

Escolas antigas da cidade do aço
Acervo CIBA

4ª – Colegio Macedo Soares

Uma das escolas em Volta Redonda mais tradicionais, fundada em 6 de Março de 1946 pelo Clube dos Funcionários da CSN, através do General Macedo Soares, diretor-técnico da usina, funcionava a princípio no Jardim Paraíba. Em 18 de julho de 1952 a Diretoria da CSN determinou dotar ao colégio prédio próprio, que foi construído na Rua 21 na Vila Santa Cecília.

Escolas em Volta Redonda históricas
Colégio Macedo Soares
Escola de VR antiga
Colégio Macedo Soares

3ª – Escola Estadual Manuel Marinho

A Escola Estadual Manuel Marinho foi fundada em 1945 como Grupo Escolar Trajano de Medeiros, que inicialmente foi construído para ser um Hotel e posteriormente convertido para atender as demandas educacionais da cidade.

Onde estudar em Volta Redonda
A Escola Estadual Manuel Marinho

2ª – Escola Técnica Pandiá Calógeras

Em homenagem à João Pandiá Calógeras, ex-ministro da Guerra e grande pesquisador da área da mineralogia, e que teria previsto o potencial de industrialização no Vale do Paraíba do Rio de Janeiro, a Escola Técnica Pandiá Calógeras(ETPC) foi fundada em 19 de abril de 1944 a fim de oferecer ensino técnico aos filhos e funcionários da CSN.

Escolas em Volta Redonda
Escola Técnica Pandiá Calógeras

1ª – Colégio Estadual Barão de Mauá

Anteriormente chamado de Educandário, o Colégio Estadual Barão de Mauá foi construído no início dos anos 40 e é a escola mais antiga de Volta Redonda. Teve início das suas atividades em em 1943, através do D.O. 1.586 de 15 de Abril. É uma das únicas escolas em Volta Redonda com o reconhecimento histórico, hoje a estrutura é tombada como patrimônio Histórico Construído de Volta Redonda.

Colégio mais antigo de Volta Redonda
Colégio Estadual Barão de Mauá

Muitos Colégios, Institutos de Educação, Creches, CIEPs entre outros foram inaugurados em 1980 em diante, e muitos não temos informações nenhuma e por isso não entrou no rank. Mas, mesmo assim o Colégio Estadual Barão de Mauá se torna então uma das Escolas em Volta Redonda mais antigas.

Fique por dentro de todo nosso conteúdo em primeira mão deixando seu e-mail a seguir

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui