A Fazenda São João Batista, datada de 1820, está localizada no bairro do mesmo nome em Volta Redonda, com uma propriedade de 7 mil metros quadrados hoje, antes sua área abrangiam os atuais bairros e loteamentos da cidade, São João Batista, Voldac, Jardim Primavera, São João Batista, Barreira Cravo, Jardim Veneza e San Remo.

O Trabalho anteriormente foi desenvolvido para criação de um Museu do Café, porém, o projeto não foi para frente. Sobrando então a produção e filmagem, que não foi reaproveitada, e realizada com recursos próprios, do autor quem vos escreve.

Uma Breve História

Com características de produtora de Café, inicialmente de Propriedade de Vieira Ferraz através do Capitão Manoel Carlos Vieira Ferraz, posteriormente Francisco Gonçalves de Moraes Carvalho, no final do século XIX, e adquirida por Capitão Manoel Carlos, falecido em 1892.

Em 1912 é herdada para a filha D. Carolina Penna Fontenelle após o falecimento do pai Dr. Penna Oliveira, sendo vendida para o Coronel Aprígio Alves Barreira Cravo em 1919. Depois de 20 anos a fazenda foi herdada pelas filhas Leonor e Julia Alves Barreira Cravo.

Hoje, de propriedade de herdeiros, o local é fechado para visitação e se encontra em estado de degradação e abandono.

Vídeo Fazenda São João Batista

Com produção e filmagem pelo Arquiteto Luiz Eduardo C. Figueiredo se baseando na documentação e arquivos levantados e disponibilizados no IPPU. Foi desenvolvido uma filmagem com levantamento aéreo mostrando um local no município que poucos volta-redondenses conhecem, e tivemos a oportunidade de publicar para o Volta Redonda Antiga.

Não deixe de conferir também sobre a História incrível da Rádio Siderúrgica. Você conhecia a Fazenda São João Batista? Deixe sua crítica ou comentários abaixo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui