O dia que Volta Redonda virou notícia nacional

Volta Redonda virou notícia com a grande Greve que iniciou em 7 de novembro de 1988, quando os metalúrgicos e operários da siderúrgica passaram a reivindicar o reajuste salarial, estabilidade e a jornada de 40 horas semanais, além do pedido de readmitir ao quadro da usina os demitidos do ano anterior.


Volta Redonda virou notícia – Transmissão realizada pela antiga TV Manchete, em 1988

A Greve foi liderada pelo líder sindical José Juarez Antunes, que decidiu em assembléia manter até o dia 20. A direção da CSN, até então uma empresa estatal, solicitou na Justiça a intervenção do exército para solucionar a questão.

Logo no dia 9 de Novembro o Exército e a Polícia Militar começaram a dispersar os sindicalistas, em meio a ação três operários foram mortos, Walmir Freitas Monteiro (27 anos), Carlos Augusto Barroso (19 anos) e William Fernandes Leite (22 anos).


O governo Sarney mandou diversos comunicados ao movimento grevista, que trocaram acusações, levando o então ministro da Indústria e Comércio, Roberto Cardoso Alves, ameaçar de fechar a empresa.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Juarez Antunes foi eleito prefeito de Volta Redonda em 15 de novembro ainda em 1988. A greve teve repercussão nacional, sendo os mortos homenageados.

Volta Redonda, antes uma “cidade modelo” na década de 70, como mencionamos no Filme nasci Em Volta Redonda do Manzom, passou a sentir a mão pesada do estado em sua primeira turbulência. Devido à repressão do mesmo, os movimentos passaram a se referir à greve de 1988 como o Massacre de Volta Redonda.


Já em 1992 a Usina foi incluída no Plano Nacional de Desestatização do governo Fernando Collor de Mello, e privatizada no governo de Itamar Franco.

Aproveite e se inscreva em nosso canal o Youtube, nos ajude a divulgar nossa história

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu lembro muito bem o dia que fui a passagem superior para citar o sr Juarez Antunes pois era eu o Oficial de justiça responsável pelo cumprimento do mandado de reintegração de posse eu passei três dias no interior da usina CSN dando cumprimento na íntregra a ordem judicial (Jesus) OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR 👍

  2. Muita coisa aconteceu neste dia. Se foi somente 03 pessoas, há de se questionar pois na CSN tinha um efetivo muito grande. Quem morava próximo viu muita coisa acontecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui